O Dia Internacional da Biodiversidade é assinalado a 22 de Maio como forma de alertar para a importância da preservação da diversidade biológica.
Instituído pelas Nações Unidas a 22 Maio de 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade alerta o mundo para a importância da conservação da diversidade biológica, tendo em atenção o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies.
“Faça parte do plano” é o tema escolhido, este ano, para as comemorações do Dia da Biodiversidade, representando um apelo à acção para todas as partes interessadas na reversão da perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade.
Este acordo representa, entre outros aspectos, um pacote de medidas que visam mobilizar recursos, envolvendo todos os governos, povos indígenas, comunidades locais, organizações não governamentais, legisladores, empresas e cidadãos, que são encorajados ao fortalecimento dos mecanismos de apoio à concretização do Plano de Biodiversidade.
Com a comemoração da data, este ano, a expectativa é que se dê maior visibilidade à 16.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), a ter lugar na Colômbia, de 21 Outubro a 1 Novembro do ano em curso.
Em Angola, as questões de cariz ambiental constam das prioridades do Executivo. A justificar, está o facto de terem sido aprovados vários instrumentos legais e terem sido agravados, em sede do Novo Código Penal, os crimes de natureza ambiental.
Recentemente, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu durante a Campanha “Conhecer para Preservar”, a necessidade de se preservar as zonas húmidas, realçando que os mangais desempenham um papel crucial na mitigação às alterações climáticas e são autênticos sumidouros de carbono.