VPR e Primeiro-Ministro tajique testemunham assinatura de Memorando de Entendimento
A Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, e o Primeiro Ministro da República do Tajiquistão, Kokhir Rasulzoda, testemunharam, nesta quarta-feira [12.06.2024], na capital tajique, a assinatura do Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Consultas Políticas entre os dois países.
Foram signatários do memorando o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, pela parte angolana, e o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Farrukh Sharifzoda, da parte tajique.
Para já, o Memorando propõe-se estabelecer Mecanismos de Consultas Políticas sobre os assuntos referentes às relações entre os dois países, bem como o intercâmbio de opiniões sobre temas de interesse mútuo a nível internacional e regional.
Angola e Tajiquistão estabeleceram relações diplomáticas em 2020, motivadas pelo desejo de fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os dois países e os seus povos, visando salvaguardar conjuntamente a paz e segurança internacional, bem como promover a cooperação e o intercâmbio internacional, em conformidade com os princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas.
A assinatura do Memorando reafirma também o propósito de desenvolver o diálogo a respeito dos assuntos que incidem sobre a relação bilateral, bem como ao respeito de outros temas de carácter regional e internacional de interesse mútuo.