Federação Democrática Internacional das Mulheres pretende consciencializar e capacitar as mulheres a exercerem os seus direitos nos mais variados domínios da sociedade
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, procedeu hoje, em Luanda, à abertura da Conferência Regional da África Austral da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), onde se vai debater, entre outros temas, a questão da desigualdade de género, que, segundo a organização, continua a ser um desafio global.
Com a realização da conferência, a Região da África Austral da FDIM pretende contribuir para consciencializar e capacitar as mulheres a exercerem os seus direitos económicos, políticos, culturais, bem como desportivos e sociais. A organização propõe-se, também, transmitir conhecimentos sobre ferramentas para a promoção da igualdade de género, consciencializar o mundo a compreender sobre a importância do trabalho pela promoção e avanço da igualdade de género, com vista ao empoderamento da mulher nos vários níveis.
“O Empoderamento-Desconstrução de estereótipos de género e preconceitos”, “A Inclusão financeira e económica”, “Apoio entre mulheres e redes de contacto femininas”, “Liderança feminina na política, na economia, na cultura, no desporto e no social” são temas a serem discutidos na conferência regional, que conta com palestrantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. Em relação aos resultados esperados, estão o conhecimento aprofundado das Organizações da Sociedade Civil (OSC) sobre igualdade de género e direitos das mulheres, dotar equipas de recursos, instrumentos comuns e domínio sobre os conceitos teóricos e aspectos jurídicos relacionados com a igualdade de género e direitos das mulheres.
A organização espera ainda munir os participantes de conhecimentos sobre género, através de uma visão integrada alargada e uma abordagem reflexiva, bem como sobre questões financeiras, espaços de trocas de experiências, intercâmbio e aprendizagem conjunta entre as organizações da sociedade civil parceiras.
Fundada em 1945, em Paris, França, a Federação Democrática Internacional de Mulheres, que integra organizações femininas do mundo que lutam pela emancipação de género e dos povos, reconhece que a promoção da igualdade é fundamental para um futuro sustentável e justo do Planeta.