_Esperança da Costa aponta feira como montra de oportunidades para troca de experiência entre o empresariado nacional e estrangeiro_
A Vice-Presidente da República, Esperança Costa, considerou a Feira Internacional de Luanda (FILDA) como o símbolo do crescimento económico do país e uma importante plataforma para a promoção do fomento empresarial em Angola.
Em declarações esta quinta-feira [25.07.2024], no final da visita efectuada à FILDA 2024, na Zona Económica Especial (ZEE), Esperança da Costa apontou, igualmente, a maior bolsa de negócios do país como uma montra de oportunidades para troca de experiência entre o empresariado nacional e estrangeiro.
A Vice-Presidente da República reiterou que o Executivo angolano continua a ter a classe empresarial como prioridade estratégica e pretende criar uma economia cada vez mais forte e competitiva para aumentar a produção nacional e alcançar a segurança alimentar.
Quanto à exposição constatada nessa 39a edição da FILDA, Esperança Costa manifestou-se satisfeita pelos produtos agrícolas expostos, com realce para a produção feita por mulheres, considerando uma verdadeira amostra do potencial agroalimentar do país.
Apesar desse potencial, reconheceu também a necessidade de se reforçar a inclusão das mulheres e dos jovens no processo produtivo, com a disponibilização de crédito acessível, para alavancar a produção nacional e alcançar o impacto desejado para economia angolana.
Durante a visita à feira, de aproximadamente duas horas, a Vice-Presidente da República percorreu diversos stands instalados em duas naves de exposição, onde interagiu com os expositores e empresários sobre vários produtos patentes na expo. Entre vários stands visitados, destaca-se a exposição de produtos agrícolas, onde estão expostos bens como grão de trigo, feijão, milho, tomate, batata-doce e banana, bem como os stands de mel e peças artesanais.