Assinala-se esta sexta-feira [20.09.2024], o Dia Mundial da Limpeza, também designado por World Clean Up Day, realizado todo ano, no terceiro sábado de setembro, desde 2018 em 197 países e territórios. Com mais de 71 milhões de voluntários mobilizados para a remoção de toneladas de resíduos em rios, em praias, em praças, mangue e em ruas, o programa de acção social global, serve para alertar para a responsabilidade colectiva de preservar o planeta e construir um futuro sustentável. Por isso, as acções são realizadas em várias partes do mundo para engajar as pessoas nesse propósito da limpeza.
Ambientes limpos são seguros e saudáveis, uma questão que se enquadra no objectivo da data que passa por diminuir a poluição ambiental com o desperdício de plástico, impulsionando a mudança comportamental nas sociedades. O Dia Mundial da Limpeza é, deste modo, uma data adicionada ao Calendário Oficial das Nações Unidas de Dias e Semanas Internacionais a partir de 2024, e uma forma de educar a população para o descarte correcto de resíduos e sobre os efeitos negativos do descaso com o lixo.
O objectivo da data passa também por activar 5% da população mundial que impulsionará uma mudança social duradoura no comportamento em torno de resíduos mal administrados, o que representa uma oportunidade de unir dezenas de milhões de participantes em cooperação intersectorial, reunindo cidadãos, governos e organizações para enfrentar a crise global de resíduos mal administrados e ajudar a criar um mundo novo, mais sustentável e sem resíduos.
Em Angola existem iniciativas de limpeza no seio das comunidades, nas cidades, zonas ribeirinhas e praias. A prová-lo está a criação do movimento “Let’s do It!” que teve início, em 2018, com a limpeza da Praia Amélia, no Distrito da Samba, município de Luanda, onde foram retiradas 30 toneladas de lixo, com o apoio de mais de 120 voluntários.