Dia Mundial das Aves Migratórias

Assinala-se esta segunda-feira [14.10.2024], o Dia Mundial das Aves Migratórias uma ideia que surgiu nos Estados Unidos em 1993, com o Cornell Laboratory of Ornithology e do Smithsonian Migratory Bird Center.

É oficialmente realizado no segundo sábado de Maio nos Estados Unidos e  Canadá, e em Outubro no México, na América Central, na América do Sul e no Caribe, coordenado pelo Conselho Internacional para a Conservação das Aves (BirdLife International), como Dia Mundial das Aves Migratórias, reflectindo a natureza cíclica da migração das aves, com períodos de migração variados nos hemisférios norte e sul.

Este dia tem como objectivo destacar a necessidade de preservação destas aves e do seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afectam. Esta comemoração inspira pessoas e organizações em todo o mundo para o grave problema da poluição e do seu efeito nefasto na vida das aves migratórias.

Para 2024 o tema é «Proteja os insectos, proteja os pássaros» e destaca a importância dos insectos para as aves migratórias e as preocupações relacionadas com a diminuição das populações de insectos. Pretende-se com esta campanha, assinalar a necessidade de medidas proactivas de conservação como a redução da utilização de pesticidas e fertilizantes e, sempre que possível, a mudança para a agricultura biológica. Outras medidas incluem a manutenção e ligação de áreas de vegetação natural que fornecem alimento e abrigo para aves e outras espécies, em paisagens agrícolas.

Com realização do Censo de aves nas zonas húmidas em Angola, as contagens de aves de zonas húmidas realizadas nos últimos 4 anos em Angola levaram à identificação de aves migratórias intra-continentais e paleárticas, os seus pontos de repouso e alimentação, bem como à identificação das actividades antrópicas que podem ter um impacto negativo nessas áreas.

O censo de aves de zonas húmidas realizado em Angola tem permitido identificar diversas ameaças antrópicas, das quais foram consideradas como principais: a pesca, a ocupação do solo, as salinas, a degradação do meio, a acumulação de resíduos sólidos, particularmente plásticos, e a fragmentação de habitats.

O objectivo é informar a comunidade sobre os estudos das aves de zonas húmidas realizados em Angola, as ameaças que as aves enfrentam, a sua importância ecológica, bem como a importância da monitorização como estratégia de conservação, no âmbito das comemorações da efeméride do dia mundial das aves migratórias.

As duas datas foram proclamadas como Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia, em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação de Animais Selvagens da África-Eurásia.

A celebração do Dia Mundial/Internacional das Aves Migratórias concentra-se em um dos maiores fenómenos da vida — a jornada das aves.

Previous Dia Internacional das Meninas

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados