Ambientalista Fernanda Renée oferece obra “Os Mangais de Angola” à Esperança da Costa
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiências separadas, nesta terça-feira [26.11.2024], nas instalações dos Órgãos de Apoio a Vice-Presidente da República, Sua Majestade Rainha Nhakatolo Tchilombo e a ambientalista e engenheira Fernanda Renée.
Na primeira audiência, a Rainha Nhakatolo, que se fez acompanhar do Ministro da Cultura, Felipe Zau, aproveitou a ocasião para, em nome do seu povo, agradecer à Vice-Presidente da República, enquanto auxiliar do Titular do Poder Executivo no exercício da função executiva, pela atribuição do nome de Moxico Leste a uma das províncias a sair do território até então conhecido como Moxico, inicialmente denominada Kassai Zambeze, no âmbito da Nova Divisão Política Administrativa do País, a ser implementada a partir de Janeiro de 2025.
A nova rainha Nhakatolo, que sucedeu ao trono à irmã Nhakatolo Tchilombo, falecida a 16 de Julho de 2023, e foi entronizada recentemente como a líder do povo Luvale numa cerimónia realizada na 10ª edição do Festival do Povo Luvale, partilhou algumas considerações sobre o que pensa do perfil do governador a ser nomeado para a Província de Moxico Leste.
Já na segunda audiência, Fernanda Renée ofereceu à Vice-Presidente da República a obra “Os mangais de Angola”, lançada em Nova Iorque no âmbito da Cimeira do Futuro e da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que fala sobre a biodiversidade, ameaças, educação ambiental e conservação para além das acções que Angola tem empreendido em prol da preservação dos mangais.
Ambientalista angolana de 30 anos, Fernanda Renée integra a primeira lista das Mulheres Transformadoras das Zonas Húmidas 2024, que reconhece as mulheres que desempenham um papel essencial como agentes para o desenvolvimento sustentável, criada em 2018, pela Convenção de Ramsar. Tornou-se, aos 28 anos, na pessoa mais jovem a integrar o Conselho da República, a convite do Presidente João Lourenço. Distinguida com vários prémios internacionais de relevo, foi eleita, igualmente em 2022, uma das personalidades negras mais influentes da lusofonia, pela PowerList 100.