O desenvolvimento e financiamento à agricultura foi o tema que dominou a audiência da Vice-Presidente da República com Donald Brown, responsável do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), à margem da COP27, que decorre na cidade turística de Sharm El Sheikh, Egipto.
Acompanharam a Vice-Presidente na audiência, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, a Secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça e o Embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme.
O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) trabalha no combate à pobreza e a fome, principalmente nas regiões mais remotas dos países em desenvolvimento e em situações de fragilidade, actuando na promoção do aumento dos investimentos públicos e privados na agricultura e no desenvolvimento de empreendedorismo rural.
Além disso, o FIDA trabalha no aumento da resiliência dos habitantes rurais, no investimento à segurança alimentar e nutricional do mundo, conferindo uma atenção especial às mulheres e homens nas zonas rurais .
Em 2017, cerca de metade dos fundos aprovados foram destinados à África e 35% para países em situações de fragilidade.