Estado garante financiamento para ampliar o abastecimento de água

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, assegurou, sexta-feira, em Luanda, que estão criadas as condições jurídicas, administrativas, técnicas e financeiras para o lançamento dos projectos que vão garantir o acesso universal à água potável às populações de Angola.

Ao falar na 7ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA), Esperança da Costa disse que diante da importância que os recursos hídricos assumem na vida de todos é urgente articular os diferentes sectores envolvidos nas questões de planeamento, gestão e utilização desses recursos, com vista a satisfação das necessidades da população, especialmente, as das zonas rurais.

O quinquénio 2023-2027, frisou a Vice-Presidente da República, exige um conjunto de tarefas que visam o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos, que se afiguram, cada vez mais, valiosos e indispensáveis para o desenvolvimento dos sectores produtivos e o bem-estar de todos.

Esperança da Costa referiu que é necessário e essencial uma redobrada atenção para as populações ribeirinhas, cuja vida está dependente da qualidade da água do rio, dos recursos naturais e dos serviços ecossistémicos que oferecem estabilidade íntegra.

O CNA, juntamente com os demais sectores e organizações, disse a Vice-Presidente da República, deve continuar a trabalhar para uma utilização cada vez mais equitativa dos recursos hídricos no seio das comunidades rurais, bem como a continuidade em empreender esforços para mitigar a seca no Sul de Angola.

De acordo com a também coordenadora do CNA, os documentos apreciados e aprovados, terão, certamente, de proporcionar as condições para o lançamento do trabalho que vai permitir às populações terem acesso universal à água potável.

A realização da 7ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas, a primeira presidida por Esperança da Costa, é uma plataforma institucional permanente e de consulta técnica do Titular do Poder Executivo que impõe uma adequada concertação com os diferentes sectores.

“Ciente das limitações financeiras que o país enfrenta, estamos confiantes que, por via do conselho, trabalharemos todos para encontrar as melhores soluções no sentido de mitigar os inúmeros problemas que limitam o acesso à água e à busca de segurança hídrica, no quadro das alterações climáticas”, realçou a Vice-Presidente da República.

Previous Dia Internacional das pessoas com deficiência

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados