Assinala-se esta sexta-feira [07.04.2023] o Dia Mundial da Saúde. A efeméride foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, com o intuito de dar resposta e manter o bom estado de saúde das pessoas e alertar sobre os principais problemas sanitários que podem afectar a população mundial.
Apesar de instituída em 1948, a data só começaria a ser comemorada oficialmente dez anos depois, a 7 de Abril de 1958, com a OMS a olhar para a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.
A efeméride propõe-se redobrar a atenção às preocupações dos Estados-membros sobre a necessidade da manutenção dos sistemas de saúde e alertar para a sua resiliência face a quadros pandémicos como o que o mundo vive desde 2020 com a Covid-19.
Hoje, mais do que nunca, o Dia Mundial da Saúde representa uma prioridade na agenda internacional da OMS, que ao longo dos seus mais de 70 anos de existência, procura ser cada vez mais inclusiva, apelando aos Estados membros a proporcionarem o acesso universal aos cuidados de saúde e a reunirem as condições necessárias para enfrentar futuras cenários de pandemia.
Em Angola, o sistema nacional de saúde que é constituído pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), tutelado pelo Ministério da Saúde (MINSA), tem merecido a atenção redobrada do Executivo, que nos últimos anos se tem desdobrado na construção de hospitais de referência em algumas províncias do país.