Os cristãos celebram hoje [07.04.2023] a “Sexta-feira Santa”, também chamada “Sexta-feira da Paixão”, que ocorre sempre antes do domingo de Páscoa, data que recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.
De acordo com a Lei n° 11/18, de 28 de Setembro, a Sexta-feira Santa é um Feriado Nacional em Angola, onde de acordo com dados oficiais, exceptuando os 0,4% de mulçumanos e 12,3% que se declaram ateus e animistas, a grande maioria dos angolanos professa a fé cristã, despontando o catolicismo com 41,1%.
A Sexta-feira Santa é celebrada na semana santa, data importante para os cristãos, pois a Igreja recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado, sendo, por isso, um dia de reflexão, que assinala a Paixão de Cristo, cuja morte se deu neste dia, e a ressurreição, três dias depois.
A data se insere no denominado “tríduo pascal”, no qual se realizam as últimas celebrações da Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos, marcando a entrada de Cristo em Jerusalém. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa.
Nesta data, ocorrem distintos rituais religiosos, cujo mote é levar os fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e abstinência de quaisquer actos que representem os prazeres carnais, mesmo os considerados legitimos, sem deixar de parte a reverência e meditação diante da morte de Cristo, que representa salvação para todos e promessa para a vida eterna.