VPR reitera política de incentivo a iniciativas culturais voltadas à juventude

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reiterou em Mbanza Congo, Província do Zaire, a política do Executivo do Presidente João Lourenço, de incentivo à divulgação de iniciativas culturais voltadas à juventude angolana, e ao acesso alargado à prática e a actividade desportiva juvenil, com vista a contribuir para um estilo vida mais saudável.

Esperança da Costa, que intervinha terça-feira, na cerimónia de inauguração do centro cultural Comandante Bula, que beneficiou de obras de reabilitação, ampliação e remodelação, referiu que a população do município de M´Banza Kongo, em especial o estrato juvenil, já há algum tempo precisava de um Centro que agregasse actividades culturais e desportivas.

De acordo com a Vice-Presidente da República, o centro, uma homenagem ao Comandante José Manuel Paiva (Bula Matadi), incontornável figura histórica angolana, vai servir igualmente de suporte para a realização periódica, em Mbanza Kongo, do Festival Internacional da Cultura Kongo (FESTIKONGO), uma das recomendações da UNESCO aquando da inscrição deste sítio histórico na lista do Património Cultural da Humanidade, a 8 de Julho de 2017.

À juventude, Esperança da Costa pediu que saiba tirar o maior proveito do Centro, desenvolvendo actividades destinadas à promoção do empreendedorismo cultural.

Os trabalhos de benfeitoria da infraestrutura, financiados pela empresa Angola-LNG, incluíram a construção de um auditório multiusos com a capacidade para 408 assentos, salão multi-usos adjacente com 60 lugares, uma quadra polidesportiva exterior com mil e 500 bancadas, tribuna Vip, balneários para atletas, instalações sanitárias, espaço para serviços de bar e arrecadação, entre outras valências.

Hoje [17.05.2023], último dia da estada naquela província do Norte do país, a agenda de trabalho da Vice-Presidente da República reserva uma deslocação à comuna do Nkiende, sita a 32 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, para constatar o grau de execução das obras do novo aeroporto local, e ao Hospital Geral do Zaire, para inteirar-se do curso das obras. Quando for concluído, o hospital terá capacidade de 300 camas.

Previous Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados