A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou esta quinta-feira [29.06.2023], em Luanda, a reabilitação, ainda este ano, da escola Njinga Mbande.
Esperança da Costa anunciou a reabilitação daquela emblemática escola, localizada no bairro Maculusso, Distrito Urbano da Ingombota, no final de uma visita de trabalho as escolas Anangola (n.º 1304), Njinga Mbande (n.º 1224) e Ngola Nzinga (n° 1226), para avaliar o estado das infra-estruturas destes estabelecimentos do Ensino Secundario do Municipio de Luanda.
Durante a visita, Esperança da Costa mostrou-se preocupada com as condições precárias das infra-estrutura, principalmente da escola Njinga Mbande, tendo anunciado a reabilitação das três escolas, como forma de garantir maior e melhores condições de acomodação para docentes, discentes e funcionários administrativos.
Relativamente à visita, a Vice-Presidente referiu que visou fazer um diagnóstico da situação actual das escolas, visto que se está no final do ano lectivo.
Esperança da Costa acrescentou que a visita se enquadra no programa de intervenção do Executivo a ser feito em todo o sistema de educação, sobretudo, na vertente das infra-estruturas e na avaliação da aprendizagem. “É também uma forma de se melhorar as condições e de valorização dos quadros envolvidos no processo docente “, sublinhou.
Quanto à responsabilidade de manter as escolas e as infra-estruturas físicas, disse que não deve depender apenas do Executivo, mas de toda a sociedade e das comissões dos pais, de forma a se pôr cobro às acções de vandalismo que se registam em algumas escolas.
As três escolas visitadas pela Vice-Presidente estão inscritas no Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) lançado em 2022, que pretende beneficiar, nos próximos cinco anos, seis milhões de alunos e, deste modo, contribuir para a melhoria da qualidade da educação e do ensino no país.
Para os próximos cinco anos, o PATII deverá ajudar a manter as raparigas nas salas de aula. O programa está orçado em 250 milhões de dólares americanos.
Fonte: Angop