A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, lamentou na quinta-feira [29.06.2023], no final de uma visita a três escolas do Município de Luanda, escolas Anangola (n.º 1304), Njinga Mbande (n.º 1224) e Ngola Nzinga (n° 1226), o elevado abandono escolar que se tem verificado por parte das raparigas.
Esperança da Costa, que respondia a uma questão sobre em que vai incidir de concreto o projecto “Escola para todos e empoderamento das raparigas”, disse que o problema com as raparigas é o elevado, infelizmente, abandono escolar que se tem observado, tendo acrescentado que vários factores concorrem para esse fenómeno, dentre os quais problemas ligados à insegurança.
A Vice-Presidente defendeu a necessidade de promover mais formação para raparigas e rapazes no que diz respeito à saúde reprodutiva, para evitar-se gravidez precoce, casamento infantil, com o intuito de se retirar todos os obstáculos que impedem a rapariga de avançar mais em termos de formação, educação e de se poder preparar melhor para os desafios do futuro.
Ainda sobre o projecto “Escola para todos e empoderamento das raparigas”, a Vice-presidente reiterou que escolas para todos é o que o Executivo persegue.
“O objectivo é retirar a precariedade das escolas e alargar o acesso à escola a toda a população sem qualquer tipo de estigma ou segregação. E estamos engajados neste processo”, afirmou Esperança da Costa.