A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, preside esta quinta-feira [31.08.2023], no Museu das Forças Armadas, a sessão de abertura da Conferência Regional sobre as Alterações Climáticas, que se realiza sob o lema “A Resiliência da Mulher Africana: o contributo ao sector da Agricultura para a adaptação às alterações Climáticas”.
Iniciativa da Organização Pan-Africana da Mulher (OPM), a conferência propõe-se apresentar a visão das mulheres do continente na resolução de questões em torno das alterações climáticas, recolhida através de debates cujas conclusões, a serem apresentadas numa declaração final, serão remetidas aos Chefes de Estado africanos, de modo a poderem contar com o apoio das mulheres nas acções ligadas aos fenómenos climáticos.
A OPM, que integra a maior parte dos países de África, tem trabalhado com a União Africana, influenciando a implementação do Estatuto da Mulher no continente e o Protocolo de Maputo, que trata do empoderamento feminino. Entre outras acções, a organização propõe-se a apoiar as mulheres africanas vítimas dos conflitos políticos, e defender e proteger mulheres vítimas do terrorismo e dos conflitos armados.