A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou nesta terça-feira [19.09.2023] o engajamento do Executivo angolano no combate às alterações climáticas a nível do continente, durante uma audiência concedida a membros do Centro da África Austral de Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCA).
A informação foi prestada à imprensa, no final da audiência, pela ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, nas vestes de presidente cessante do Conselho de Ministros da SASSCAL.
“A Vice-Presidente fez questão de receber a delegação, sobretudo, para enfatizar o compromisso do Governo angolano e do Presidente da República com todo o engajamento no combate às alterações climáticas”, explicou a ministra, cujo mandato rotativo, de dois anos, termina este mês.
Na ocasião, disse Maria Bragança, a Vice-Presidente referiu-se à participação de Angola na Cimeira Africana, ocorrida este mês, em Nairobi (Quénia), na qual defendeu, entre outras medidas “chaves” para o êxito deste desafio, a promoção de uma parceria global mais justa e equilibrada, no quadro das alterações climáticas.
Os membros do Conselho de Ministros do SASSCA falaram igualmente de aspectos ligados à necessidade de sustentabilidade financeira da organização, ratificação do tratado por todos os Estados-membro, sua transformação em instituição internacional, bem como sobre a criação de condições para a construção de um centro de excelência, previsto para a província do Huambo.
A Namíbia é o único país que ratificou já o tratado do SASSCAL, entre os cinco membros, sendo que Angola, Botswana, Zâmbia e África do Sul têm em curso procedimentos administrativos.
Quanto à produção, a presidente cessante sublinhou os trabalhos ligados sobretudo ao desenvolvimento de projectos de investigação científica a serem desenvolvidos na segunda fase de projecto desta organização, denominada “SASSSCAL-2”. Maria Bragança augura melhores condições financeiras, para que haja maior investimento em matérias de carácter científico e técnico.
Participaram da audiência o ministro do Ensino Superior e Investigação do Mali, Bourema Kansaye, e a ministra da Agricultura, Águas e Reforma Agrária da Namíbia, Anna Shiweda, membros da SASSCAL, que manifestaram a disponibilidade de cooperação dos seus países com Angola em matérias de combate às alterações climáticas e não só.
O Centro da África Austral de Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL) é uma iniciativa conjunta de Angola, Namíbia, Botswana, África do Sul e a Zâmbia, e com parceria da Alemanha, que visa, entre outros, dar respostas aos desafios das mudanças globais nos países membros.
Fonte: Angop