A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, considera “urgente” uma estreita cooperação regional e internacional no combate à criminalidade organizada e ao terrorismo.
Ao discursar, esta terça-feira [03.10.2023], na 26ª Conferência Regional Africana da Interpol, que decorre em Luanda, a Vice-Presidente sublinhou que o mundo enfrenta ameaças cujas dinâmicas não conhecem limites, pelo que, via INTERPOL e entre países, afigura-se necessário o reforço da cooperação policial que permita uma resposta rápida, eficaz e de maior segurança na partilha de informação.
A INTERPOL, lembrou, pôs no centro das preocupações um conjunto de crimes, nomeadamente tráfico de drogas, de seres humanos e de armas de fogo, o terrorismo, os crimes cibernéticos, de contrafação e falsificação de moeda e de documentos, os crimes ambientais, a pirataria marítima, fraudes de bens e produtos, corrupção, branqueamento de capitais e outras tipologias, que constituem uma forte ameaça ao desenvolvimento dos países.
Esperança da Costa realçou que nenhum país está isolado, razão pela qual a cooperação regional e internacional faz-se necessária.
“Desta feita, todos os participantes devem considerar essa conferência regional como uma oportunidade para definir novas estratégias e aplicar as já existentes sobre os mecanismos pelos quais a INTERPOL pode assistir os nossos países na prevenção e combate à criminalidade organizada”, defendeu.
A Vice-Presidente sublinhou na sua intervenção que o intercâmbio de dados e informações através da INTERPOL sobre os diferentes tipos de crimes que ocorrem em África alcançaram níveis sem precedentes, e exortou a organização a continuar a capitalizar os êxitos obtidos, e a consolidar o objectivo de conectar as polícias, para um mundo mais seguro.
Num evento que contou com a presença de 350 delegados de países africanos, da Europa e América, o ministro de Estado da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca e dos Transportes, Ricardo d’Abreu, marcaram presença na sessão de abertura da conferência.