A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou na manhã desta sexta-feira [06.10.2023], a Missão do Dondi, classificada como Património Histórico-Cultural e que deve ser incluída em breve no catálogo das Igrejas Monumento de Angola, bem como inserida no âmbito do Turismo Cultural.
A visita à Missão do Dondi, no terceiro dia de uma intensa jornada de trabalho, decorre no âmbito da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural, coordenada pela Vice-Presidente da República e criada para promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.
Na missão, está a ser construído o Campus Universitário do Dondi, igualmente visitado pela Vice-Presidente. A infraestrutura financiada pela Presidência da República e cuja execução se encontra na ordem dos 80 por cento, vai contar, após a sua conclusão, com 40 salas de aulas e um universo de 5400 estudantes. O conceito desta infraestrutura está voltado para empreendedorismo e inovação, nas áreas agricultura, das artes e ofícios, saúde e Teologia, numa lógica de salvaguarda da formação académica, sustentabilidade, ecologia e inovação.
Ainda na manhã desta sexta-feira, a VPR visitou a Estação de Tratamento de Água.
Antes, logo à chegada, reuniu com as autoridades locais, que fizeram uma caracterização socioeconómica do município do Cachiungo, que dista a 63 quilómetros do município sede.
Acompanham a visita de trabalho ao Huambo, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Tecnologia, Maria do Rosário Bragança, os Secretários de Estado do Ambiente, das Águas, da Agricultura, bem como os Secretários de Estado para Saúde Pública e da Administração do Território.