Assinala-se esta segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, uma efeméride particularmente especial para os cristãos: o Natal, data em que, acreditam a grande maioria dos cristãos, nasceu Jesus Cristo, o filho de Deus.
Para muitos, o Natal é a comemoração mais esperada do ano. Apesar de ser uma celebração cristã, a sua disseminação ultrapassou o âmbito religioso. Na sua origem, está a tentativa da Igreja converter pessoas para a religião. Isso porque a data é escolhida para celebrar o nascimento de Jesus. A festa traz muitas tradições, como a montagem da árvore e a ceia. O Papai Noel, por exemplo, surgiu a partir de um bispo turco, São Nicolau, que deixava moedas nas casas das pessoas carenciadas.
Na essência, o Natal é um feriado e festival religioso-cristão, comemorado todos os anos.
Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários são baseados no Juliano, o Natal é comemorado a 7 de Janeiro, dia atribuído à chegada dos Três Reis Magos a Belém. Mas é a 25 de Dezembro que a data se torna no centro das festas de fim-de-ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.
O Natal é igualmente comemorado por muitos não-cristãos e até por agnósticos e ateus, que vêem na data uma ocasião para juntar familiares e amigos, muitas vezes desavindos. Além de tradições, o Natal é uma festa cheia de símbolos, destacando-se a decoração das casas, edifícios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, a ceia de Natal e a enseada, momentos aproveitados para reunir as famílias.
Em Angola, o Natal é Feriado Nacional. E, tradicionalmente, a união, a solidariedade e a fraternidade marcam as festividades do nascimento de Jesus, com muitas famílias a aproveitarem a festa do natal para o reforço da espiritualidade e a consolidação do amor.