VPR orientou reunião da Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias
Angola reduziu, entre 2022 e 2023, o número de mortes por malária, de 12 mil para nove mil óbitos, apesar do aumento do número de casos da doença, de acordo com dados apresentados esta segunda-feira [15.04.2023], em Luanda, durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias (CNLS-GE).
Na reunião, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, os membros da comissão foram informados que este resultado deve-se ao aumento do acesso aos cuidados de saúde, ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno. Em relação aos desafios, a nível do controlo vectorial propõe-se o reforço de acções a nível local, na continuação da mobilização de recursos financeiros e formação contínua de quadros.
Os membros da comissão procederam, entre outras, à apreciação e aprovação da Acta da reunião anterior, bem como do Grau de cumprimento das deliberações e recomendações saídas da sessão anterior, realizada no dia 11 de Julho de 2023. Durante a reunião foi igualmente apresentado o ponto de situação epidemiológico, ganhos, acções inovadoras, desafios e perspectivas à luz dos planos estratégicos sobre a tuberculose, triponossomíase e VIH/SIDA.