Campanha “Outubro Rosa”

Iniciou na terça-feira [01.10.2024] a Campanha “Outubro Rosa” que se estende até ao dia 31 de Outubro, sob o lema “Prevenir é vencer. Toque, Cuide, Previne”! O objectivo é, nesta mês especial, reforçar o nível de esperança e consciencialização para a prevenção e o diagnóstico precoce.

Na década de 1990, alguns estados americanos já realizavam campanhas de consciencialização sobre o cancro da mama, mas de forma isolada. No final dessa mesma década, foi promovida a primeira corrida pela cura, organizada pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, durante a qual foram distribuídos laços cor-de-Rosa. O movimento se repetiria nos anos seguintes.

O “Outubro Rosa” é um símbolo global de coragem e solidariedade, dedicado à consciencialização sobre o cancro da mama, uma doença que afecta milhões de mulheres em todo o mundo. Mais do que uma mera campanha, o Outubro Rosa representa um movimento internacional que simboliza a importância da educação, do apoio emocional para todas as pessoas afectadas por esta doença que tem cura, se diagnosticada atempadamente.

A campanha é um claro lembrete às mulheres de que é fundamental ganhar a cultura dos exames regulares, para que possam detectar o cancro da mama na sua fase inicial. Mas, é também um momento para felicitar e honrar as mulheres guerreiras, que ganharam a luta contra a doença, lembrando-as da sua força e determinação. O caminho é longo, mas andar em conjunto pode fazer a diferença.

Dados da Liga Portuguesa sobre o Cancro indicam que o cancro da mama é o mais frequentemente diagnosticado nas mulheres e é responsável por 1 em cada 4 casos anuais de cancro em todo o mundo. O cancro da mama é o cancro mais comum nas mulheres da região europeia da OMS, com uma incidência estimada de 576 300 em 2020*. foi estimada em 355 500 (novos casos). As projecções sugerem que o número de pessoas diagnosticadas com cancro aumentará ainda mais nos próximos anos, e será quase 50% maior em 2040 do que em 2020. O número de mortes por cancro também aumentou, de 6,2 milhões em 2000 para 10 milhões em 2020. Mais de uma em cada seis mortes é devido ao cancro.

Na manhã desta quarta-feira [02.10.2024], a Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, juntou-se à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao cancro da mama. Numa mensagem por ocasião da efeméride, disse esperar que a campanha seja “um verdadeiro lembrete de que é preciso cuidar da nossa saúde e da saúde de quem amamos”.

Por ocasião do “Outubro Rosa”, campanha que simboliza a luta e combate contra o cancro da mama, que este ano decorre sob o slogan “Prevenir é Vencer – Toque, Cuide, Previne”, Esperança da Costa, dedicou parte da sua agenda para a aposição do laço rosa, símbolo da iniciativa destinada a consciencializar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Previous Dia Internacional do Idoso

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados