Dia da Cultura Nacional

Assinala-se esta segunda-feira [08.01.2024] o Dia da Cultura Nacional, efeméride adoptada tendo como referência o primeiro discurso sobre Cultura Nacional proferido em 1979 pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a tomada de posse do corpo gerente da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Com o referido discurso, ficava estabelecida a data como Dia da Cultura Nacional. Mais do que isso, estavam estabelecidas as linhas orientadoras que daí em diante, passariam a ser uma referência incontornável no plano cultural.

O primeiro Presidente de Angola e fundador da nação lançava, desta forma, as bases para o desenvolvimento e afirmação da cultura nacional, enfatizando que a “Cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida. A Cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais”.

Como sinal da afirmação da cultura nacional, o país testemunhou a elevação do Centro Histórico da Cidade de Mbanza Congo a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em Julho de 2017 e, visando a promoção e valorização do património cultural, foi criada a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural, por via do Despacho Presidencial nº 25/18 de 05 de Março, coordenada pelo Vice-Presidente da República.

Assim como o Plano Estratégico de implementação da política cultural de Angola, a meta é consagrar a cultura como um direito de cidadania, incorporando as novas tecnologias para a produção e difusão cultural, a conservação do Património e sua sustentabilidade, visando o estabelecimento de uma gestão pública moderna eficiente e eficaz.

Previous Dia dos Mártires da Repressão Colonial | Massacre da Baixa de Cassanje

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados