Dia do Ambiente

Assinala-se esta segunda-feira [05.06.2023] o Dia Mundial do Ambiente. Instituída em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 2994, a efeméride visa alertar para os efeitos da acção humana sobre a natureza e a necessidade do uso racional e sustentável dos recursos naturais. Foi criada a campanha “Uma Só Terra”, como forma de começar-se a contrapor o actual quadro de contínuas ameaças ao ambiente e, assim, reverter o modo de emergência em que a natureza se encontra, propondo uma mudança ambiental transformadora à escala global.

“Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 51 anos depois se mantém pertinente, na medida em que se chegou a conclusão de que este planeta é a nossa única casa, e que os seus recursos finitos devem ser preservados por todos os países do mundo. Neste sentido, Angola instituiu em 1976, o 31 de Janeiro como “Dia Nacional do Ambiente” – quatro anos após a institucionalização do Dia Mundial do Ambiente – com a finalidade de despertar as pessoas para a necessidade de protecção do ambiente, «tarefa fundamental do Estado» à luz da Constituição da República.

Em matéria de preservação da biodiversidade, Angola tem dado sinais positivos. A aprovação de leis cada vez mais protectoras do ambiente e o agravamento de penalizações para práticas que constituem crimes ambientais são algumas evidências desta abordagem dos poderes públicos face aos problemas ambientais.

Em 2021, foi atingida a meta de plantação de um milhão de mangues ao longo de toda a costa angolana, uma iniciativa que partiu de um repto lançado à sociedade e que engajou milhares de voluntários de várias organizações da sociedade civil, além de organismos públicos e privados.

Previous Vice-Presidente da República na investidura de Erdogan

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados