Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria

Angola assinala esta segunda-feira [15.01.2023] o Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, efeméride instituída em homenagem aos angolanos que participaram na luta de resistência anticolonial, na luta de clandestinidade ou guerrilha, até ao dia 11 de Novembro de 1975.

A Lei 26/11 de 14 de Julho, sobre a institucionalização do Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, oficializa o 15 de Janeiro como data de celebração nacional, como forma de reconhecer todos aqueles que durante o período da luta contra o regime colonial português, em nome da liberdade, deram o melhor de si em prol da Independência Nacional.

Para a escolha da efeméride, os representantes do povo na “Casa das Leis” optaram por uma data consensual, tendo a escolha recaído para o 15 de Janeiro, dia em que foram assinados os Acordos de Alvor (1974) pelos três movimentos de libertação nacional – MPLA, UNITA e FNLA.
Por via da Lei 26/11 de 14 de Julho, Angola assume como “dever de honra” velar pela dignidade, respeito, direitos e benefícios de todos quanto tenham participado na conquista da Independência Nacional, garantindo a sua protecção e preservação, considerando-os “fonte de inspiração na sustentabilidade do patriotismo nacional”.

O diploma legal realça a necessidade de homens e mulheres que lutaram pela Independência Nacional, e familiares de todos aqueles que perderam a vida durante esta luta recebam melhor atenção do Estado para que vivam com dignidade.

Neste sentido, o Estado angolanos tem pela frente desafios que passam pela criação de condições para melhorar a sua qualidade de vida, transformar a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas em Instituto Público, bem como concluir o recenseamento e controlo dos antigos combatentes e veteranos da pátria.E, acima de tudo, transmitir aos jovens angolanos os feitos da gesta de antigos combatentes e veteranos da Pátria.

Para a assinalar a data, a Cidade de Ndalatando, Província do Cuanza-Norte, acolhe o acto central, sob orientação do Secretário de Estado para a Defesa Nacional, Almirante José Maria de Lima. Uma das grandes preocupações do sector passa pela melhoria das condições de vida dos antigos combatentes.

Previous Dia Nacional da Troca de Moeda

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados