Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional

O país comemora este domingo [17.09.2023] o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que nasceu nesta data, em 1922, na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

As celebrações em memória do Primeiro Presidente da República de Angola realizam-se anualmente pelo país no dia do seu aniversário. Para este ano, o acto central terá lugar na província do Bié sob o lema: “Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”.

Feriado Nacional, a data visa exaltar a vida, a obra e os ideais de Neto, médico, político e escritor, também chamado de “Poeta Maior”, com a realização de eventos que ponham em contexto, as nuances dos seus feitos e a sua real dimensão, enquanto estadista, cujo contributo para a edificação dos pilares da liberdade, em Angola e em África, com realce para a região Austral, são por demais evidentes.

António Agostinho Neto foi Presidente do MPLA e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa.

Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime Salazarista, então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do MPLA do qual já era presidente honorário desde 1960.

Não obstante a pressão política e o contexto difícil em que se encontrava, desenvolveu com assinalável mestria, uma actividade literária, da qual nasceram poemas que resistem no tempo, dado o profundo aprumo estético, viés revolucionário e uma visão “profética”.

Previous Dia Internacional da Democracia

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados