Assinala-se esta quarta-feira [18.04.2023] o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído em 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.
A celebração da efeméride tem como objectivo promover os sítios históricos, valorizar o património mundial, bem como alertar os Governos sobre a necessidade da sua conservação e protecção na base da solidariedade internacional, conhecimento, salvaguarda e valorização do património em todos os países.
Em Angola, as autoridades e os cidadãos dão um inestimável valor e respeito a todo o património edificado, aos monumentos e sítios. Neste sentido, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, coordena a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural e Mundial que se propõe a promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.
A criação desta comissão é um sinal claro do compromisso do Executivo com a história de Angola, em particular, e com a história universal, em geral, numa altura em que o Ministério da Cultura e Turismo, órgão executivo da comissão, tem inventariados mais de 1.300 bens culturais susceptiveis de classificação como monumentos e sítios nacionais.
Angola é parte da Convenção sobre o Património Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972, pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e, desde 11 de Março de 1977, membro da UNESCO, tendo sido nesta qualidade que aderiu e ratificou outros instrumentos de cooperação internacional ligados à salvaguarda e preservação de bens históricos de valor universal.