Assinala-se esta sexta-feira [22.03.2024], o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU com o objectivo de consciencializar a população mundial para a preservação e gestão da água.
Em 2024, “Água para a Paz” é o tema escolhido para assinalar a efeméride, que destaca a necessidade da abordagem de questões relacionadas à água como parte integrante do caminho para a paz global, uma vez que conflitos sobre recursos hídricos têm sido uma realidade em várias partes do mundo, ampliando as tensões entre nações e comunidades.
A gestão sustentável da água não apenas garante a segurança hídrica, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável, a equidade e a estabilidade global.
Angola não fica alheia a esta grande questão que é a água. O Conselho Nacional das Águas (CNA), coordenado pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, é o órgão permanente de consulta do do Titular do Poder Executivo de coordenação e articulação entre diferentes departamentos ministeriais com intervenção directa ou indirecta no planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos.
Recentemente, este órgão apreciou a Estratégia de Longo Prazo – “Angola 2050”, os planos de Acção para o Sector da Energia e Águas 2023 – 2027, nomeadamente o Plano Nacional da Água e os Planos Gerais de Desenvolvimento e Utilização de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas.