Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Assinala-se esta sexta-feira, 10 de Novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, efeméride celebrada anualmente desde 2001, com vista a promover uma discussão alargada sobre o papel da educação e da ciência no desenvolvimento sustentável das sociedades.

Institucionalizada pela UNESCO, a data representa uma oportunidade para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor, procura demonstrar ao público, em geral, a razão da ciência ser relevante para a vida diária das pessoas e envolvê-las no debate sobre questões relacionadas com a ciência viva, com realce para os jovens estudantes, pesquisadores e investigadores.

A Paz, Ciência e Desenvolvimento constituem-se no tripé para a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos do mundo. Já não é possível imaginar um mundo sem um destes elementos.

Apesar disso, a paz enfrenta hodiernamente novas ameaças, numa altura em que emergem graves problemas das alterações climáticas, que põem em causa a segurança, os meios de subsistência e a vida de sociedades inteiras. Há, por outro lado, o eclodir, como nunca antes visto, de novos conflitos, cuja violência, sem precedentes, põe a todos de sentido!

Em Angola, a cultura de paz enraizou-se profundamente nos valores, sistemas de crenças, tradições e no seio das famílias, elevando a Feriado Nacional, o Dia 4 de Abril, Dia da Paz. Dada a cultura da paz, o país tem realizado a Bienal para uma Cultura de Paz, que surgiu em Luanda durante o Fórum Pan-Africano organizado conjuntamente pela UNESCO, União Africana e Governo de Angola em Março de 2013.

A data passou a ser também uma ocasião para relembrar que Angola é um país de Paz com líder de Paz.

Em Maio de 2022, o Presidente da República de Angola, foi distinguido, com o título de Campeão da Paz e Reconciliação, pela União África, na cimeira dos Chefes de Estado e de Governo desta organização, decorrida em Malabo, Guiné Equatorial.

O título é fruto dos esforços que Angola vem empreendendo, com João Lourenço na liderança da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), na busca da paz, do diálogo e da estabilidade em vários países do continente africano.

Previous Dia Mundial da Qualidade

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados