Assinala-se esta quinta-feira [11.07.2024], o Dia Mundial da População, um evento instituído em 1989 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, devido ao interesse manifestado pelo público, quando no dia 11 de Julho, a população mundial atingiu os cinco biliões.
Com a institucionalização da data, pretendeu-se alertar para as questões do planeamento e desenvolvimento populacional, dado que parte significativa da humanidade não tem acesso à recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento e alimentação.
Estima-se que a evolução da população mundial registe um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
A actual população mundial é de oito biliões de pessoas e pode chegar a nove biliões em 2050, de acordo com um relatório da ONU. O documento alerta para o facto de que existe uma grande diversidade nas tendências demográficas de cada país.
Neste sentido, o Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que Angola regista a maior taxa de crescimento populacional, a nível da África Austral, com 36 milhões de habitantes. Dados apontam, para a Província de Luanda, como sendo a mais populosa, sendo a província do Bengo, a menos populosa.