Assinala-se esta terça-feira [10.09.2024], o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi instituída pela World Suicide Prevention Day (WSPD), visando consciencializar as famílias e a sociedade sobre a questão.
A campanha do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criada em 2003 pela International Association for Suicide Prevention (IASP) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), representando um compromisso global de chamar a atenção para o problema, reduzir o estigma e sensibilizar as organizações, os governos e o público, transmitindo uma mensagem singular de que os suicídios são evitáveis.
O 10 de Setembro é oficialmente o Dia de Prevenção ao Suicídio, embora a iniciativa ocorra ao longo de todo o ano. Actualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. O lema para este ano é: “se precisar, peça ajuda”, uma forma de reduzir os níveis de mortes que este problema de saúde pública provoca no seio de muitas famílias ao redor do mundo.
O suicídio causa mais de 700 mil mortes a cada ano a nível global, segundo a Organização Mundial da Saúde. Até 2026, o tema “Mudando a Narrativa sobre o Suicídio” procurará chamar a acção com o tópico “Comece a Conversa”.
Em Angola, o Ministério da Saúde considera que a prevenção do suicídio deve constituir uma prioridade de saúde pública e, por esta razão, orienta a coordenação de esforços para a prevenção em larga escala, mediante uma colaboração entre os múltiplos sectores da sociedade.
Educar os diferentes estratos da sociedade sobre o suicídio pode servir de alerta aos sinais que indiciem esta prática, dissipar mitos e restituir a esperança de vida àqueles que sejam propensos a esta tendência.
Segundo a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio “ao incentivar a compreensão, a aproximação e a partilha de experiências, queremos dar às pessoas a confiança necessária para agirem. Prevenir o suicídio exige que nos tornemos um farol de luz para aqueles que sofrem.” Todos devem adoptar medidas que previnam o suicídio no mundo.