Assinala-se esta quinta-feira [03.10.2024], o Dia Mundial do Dentista. Apesar de ter surgido na Mesopotâmia no período de 3500 a.C., a sua importância despontou no primeiro curso de formação para odontólogos em 1840 pela Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos da América. O dia pretende chamar atenção para a necessidade do cuidado a ter com os dentes e a importância do profissional dentista para a sociedade.
A primeira Conferência Internacional sobre medicina dentária realizada em Luanda, pelo projecto “Somos Unidade”, uma organização filantrópica de carácter Internacional em parceria com a Liga Internacional de Pesquisa Médica Científica destacou a existência de mais de 500 pessoas com certificação e creditação de materiais dentários, o que os torna capazes de oferecer a saúde oral de qualidade para a população africana.
A “Arte Dentária”, como era chamada, e praticada desde a Pré-História, passou por muitos avanços, principalmente com as contribuições do francês Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”.
Actualmente mais de metade da população mundial convive com a cárie, o controlo da saúde bocal por intemédio da ida ao especialista pelo menos duas vezes por ano é aconselhado. Uma pesquisa do Fórum Económico Mundial reportou que uma crescente crise de saúde bucal está a afectar parte considerável da população mundial, o que sobrecarrega os sistemas de saúde e as economias em todo o mundo.
O relatório destaca que os cuidados odontológicos têm sido historicamente negligenciados como uma questão essencial de saúde, afectando particularmente as populações vulneráveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade da população mundial sofre de doenças bucais, totalizando 3.5 mil milhões de pessoas. E tem mais: o número de casos de doenças bucais cresce mais rápido do que a população mundial – com os países de baixa renda contabilizando o maior aumento relativo. Além disso, existem mais casos de doenças bucais no mundo do que de doenças mentais, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias e todos os tipos de cancro juntos.