Dia Mundial dos Correios

Assinala-se esta quarta-feira [09.10.2024], o Dia Mundial dos Correios, um dia internacional data do aniversário da União Postal Universal (UPU), que tem a sua origem na Suíça, desde 1874. Antigamente as cartas eram entregues a pé ou a cavalo por mensageiros especiais. Gradualmente, com o surgimento da UPU, os países concordaram em trocar correspondências internacionalmente, ao tornar-se uma agência das Nações Unidas.

Desde então, países de todo o mundo participam de comemorações para destacar a importância do serviço postal com a realização de exposições especiais de colecções de selos e workshops sobre a história dos correios. A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, também conhecida como Correios de Angola (ENCTA), é a empresa governamental responsável pelo sistema postal de Angola, cuja sede está situada na cidade de Luanda, na capital do país.

Foi fundada em 1980, e aderiu à União Internacional de Telecomunicações a 3 de Março de 1977, e também, membro da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa, trazendo consigo uma revolução no mundo das comunicações globais, ao introduzira possibilidade de escrever cartas para outras pessoas em todo o mundo. Em Angola, os correios continuam a ter um papel importante na história das comunicações, a rede postal nacional conta com 62 estações distribuídas pelo país.

Segundo o Director da Unidade de Negócios dos Correios de Angola, existe uma ideia errada de que as novas tecnologias de informação põe em risco os serviços dos Correios, pelo contrário as TICs vieram complementar os serviços dos Correios de Angola.

As remessas de cartas atingiram o pico em 1991, quando atingiram 8,27 mil milhões em todo o mundo. Esse número caiu para 1,56 bilhão em 2022 — e não há sinais de que tenham chegado ao fundo do poço. As remessas de cartas nacionais também diminuíram nos países membros, o que significa menos receita para os serviços de correio nacionais também. O advento da Internet e do e-mail remodelou a forma como as pessoas se comunicam, forçando os serviços de correio a diversificar seus fluxos de receita.

A UPU prevê que até 2025, os correios gerarão 70% da sua renda com serviços não postais. Isso se compara a 50% em 2005. A UPU fornece suporte logístico e técnico aos seus membros, mas nenhum financiamento. Para reduzir custos, os países desenvolvidos foram forçados a reduzir o número de dias de entrega e recolha e aumentar as taxas de envio.

Previous Responsáveis dos OAVPR participam em seminário sobre “Motivação no Ambiente de trabalho”

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados