Assinala-se esta sexta-feira [31.05.2024], o Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Com destaques para os riscos à saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir o consumo de tabaco, a OMS fornece às pessoas informações actualizadas, ferramentas e recursos de que precisam para fazer uma tentativa bem-sucedida.
Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30 por cento delas têm acesso às ferramentas necessárias para o efeito.
O uso do tabaco é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e actualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos em todo o mundo, causando a morte a mais de 8 milhões de pessoas todos os anos.
A data representa uma oportunidade para a mobilização dos governos para acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco, redireccionando os recursos para programas de substituição de cultivos para agricultura sustentável, numa transição que favoreça o aumento da segurança alimentar.