Polígono Florestal de Sanguengue tem vocação para a reposição florestal

Esperança da Costa plantou as duas primeiras mudas de “Caia Selegalense” na área de plantio de três hectares ainda por reflorestar

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou o Polígono Florestal do Sanguengue, na tarde de sexta-feira [06.10.2023] no Cachiungo, Província do Huambo.

O Projecto está a ser levado a cabo pela Empresa Reform Florestamento do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas- FAA, a qual foi atribuída o direito de exploração em Abril de 2021.
Em 2022 foram plantados eucaliptos numa área de 80 hectares. Para 2023, a campanha prevê plantar 250 hectares, essencialmente de “Morna Africana”, Eucalipto e “Cedro Australiana”.

No local, Esperança da Costa plantou as duas primeiras mudas da espécie “Caia Selegalense” que vão compor uma área de mais de 3 mil hectares da zona de plantio do Polígono, que aguarda por reflorestação.

A Vice-Presidente considerou o Polígono Florestal do Sanguengue um projecto que vai repor as florestas, constituir nas áreas degradação, os sumidouros de carbono, de modo a contrariar os efeitos da seca.

Na ocasião, sublinhou também que o Sanguengue influencia no nível dos compromissos de Angola, no âmbito da Convenção Quadro para as Alterações Climáticas, a negociação para o acesso ao financiamento do Fundo Global ligado ao clima.

A visita da VPR visou inteirar-se da situação actual do Polígono Florestal que se tem debatido com constantes problemas de queimadas anárquicas e criminosas.

Com aproximadamente 9.600 hectares de área de plantio, três dos quais por reflorestar, o Projecto pretende avançar com a plantação de mais variedades para contrariar a monocultura de espécies de eucaliptos.

Três dias de intensa jornada de trabalho

Esperança da Costa cumpriu durante três dias uma intensa jornada de trabalho na província do Huambo. Visitou as unidades orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos, visitou o Complexo de Ensino Especial do Huambo e o Hospital do Cambiote. No último dia, de uma jornada de três dias, trabalhou no município do Cachiungo, onde presidiu o Fórum Provincial da Mulher Rural com 200 mulheres dos 11 municípios do Huambo e visitou a Estação de Tratamento de Água, que prevê beneficiar 15 mil famílias.
No quadro da Comissão Nacional para a Salvaguarda do Património Cultural, a VPR visitou a Missão Evangélica do Dondi, onde está a ser erguido um Campus Universitário, com uma lógica voltada ao empreendedorismo e inovação nas áreas da agricultura, artes e ofício, nas ciências de saúde e Teologia.

Acompanharam a visita de trabalho da VPR ao Huambo, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Tecnologia, Maria do Rosário Bragança, os Secretários de Estado do Ambiente, das Águas, da Agricultura, bem como os Secretários de Estado para Saúde Pública e da Administração do Território.

Previous VPR anuncia fundo de 200 milhões de dólares para o Ensino Superior

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados