Realizada primeira Sessão da Comissão Nacional de Luta contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias

A 1a Sessão Ordinária da Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA e Grandes Endemia (CNLS-GE), decorreu esta terça-feira [11.07.2023], sob orientação da Vice- Presidente da República e Coordenadora da Comissão, Esperança da Costa.

Os membros da comissão apreciaram as Recomendações e Deliberações da 3a Reunião da CNLS-GE, realizada a 13 de Abril de 2018, e do Resumo dos principais resultados e desafios do VIH/SIDA e Grandes Endemias, designadamente Malária, Tuberculose, Tripanossomíase e VIH/SIDA.

Relativamente ao processo de luta contra o VIH/Sida, destaca-se um aumento de 116% no total de testes realizados em 2022 em relação à 2017, e dos serviços do Programa de Prevenção de Transmissão do VIH de Mãe Para Filho, de 650 em 2017 para 881 em 2022, bem como a expansão do acesso a carga viral e diagnóstico precoce infantil para as 18 províncias de Angola.

No quadro de desafios, o destaque recai para a inclusão das gestantes e mulheres que vivem com VIH em projectos sociais de empoderamento da mulher implementado pelo Executivo (Kwenda, PREI e PRODESI) e o aumento ao acesso para o diagnóstico, tratamento e cuidados a todas as crianças expostas antes dos dois meses de idade, através de busca activa e inclusão em projectos sociais.

A taxa de seroprevalência mantém-se nos 2%, o que corresponde a 310 mil pessoas, das quais 190 mil são mulheres.

Quanto ao Programa Nacional de Combate à Malária, os membros da CNLS-GE foram informados sobre a redução, de 2017 a 2019, de óbitos por malária em mais de 50 %, e o aumento de 35% para 40% na distribuição de pelo menos um mosquiteiro tratado com insecticidas aos agregados familiares, meta prevista pelo PDN 2018-2922. No mesmo período, houve uma redução de casos de malária de 13 mil para 12 mil.

Previous Dia Internacional pelo Desarmamento

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados