A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, dedicou na manhã deste sábado [24.12.2022] especial atenção às crianças vítimas de câncer, e respectivos pais, durante uma visita às instalações do Instituto Angolano do Controlo do Câncer (IACC).
Durante a visita, realizada na véspera do Natal, Esperança da Costa fez questão de passar pela ala pediátrica do IACC, onde interagiu com o pessoal médico e crianças, pacientes que padecem de câncer e se encontram em regime de internamento, num quadro extremamente dramático, muitas das quais vindas de províncias como Lunda Norte, Malanje, Huambo e Uíje.
A Vice-Presidente deixou palavras de encorajamento, conforto, alento e esperança às crianças e aos pais, a quem pediu confiança, “pois não estão sozinhos, e estão em boas mãos”.
A cada quarto visitado, a cada criança vislumbrada a debater-se de dor “incinerante” diante da impotência dos pais, que permanecem o tempo todo ao lado dos filhos, Esperança da Costa pôde constatar de perto como o câncer “destrói”a saúde de homens e mulheres, não poupando centenas de crianças.
Antes Centro Nacional de Oncologia, hoje Instituto Angolano de Controlo de Câncer (IACC) à luz do Decreto Presidencial n° 229/14 de 2 de Setembro, esta instituição pública é, até agora, a única vocacionada à prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes que padecem desta doença degenerativa.