A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, procede na manhã desta quinta-feira [16.11.2023] à abertura do “Encontro de Reflexão sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul”, que decorre sob o lema: “Unidos na Prevenção contra o Cancro da Mama e da Próstata”, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).
Organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Comissão Nacional de Combate ao VIH-SIDA e Grandes Endemias (coordenada pela Vice-Presidente da República) e apoio institucional da ANPG, o “Encontro de Reflexão sobre Outubro Rosa e Novembro Azul” propõe-se elevar os níveis de sensibilização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro.
Em Angola, o cancro continua a representar um problema de saúde pública. Actualmente, o país conta com o único Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), que conta com 80 especialistas em oncologia formados (33 médicos e 47 profissionais não médicos).
Em Angola, até Outubro do ano passado, foram registados um total de 1076 casos de cancro, dentre os quais 99 crianças.
Recordar que a Vice-Presidente da República coordena a Comissão Nacional de Luta contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias (CNSLS-GE), cuja 1ª Sessão Ordinária decorreu em Julho do corrente ano, tendo, entre outros aspectos, analisado o Resumo dos principais Resultados e Desafios do VIH/SIDA e Grandes Endemias, bem como do “Projecto de Decreto Presidencial que Actualiza a CNLS-GE, e aprova o seu Regulamento”.
Criada por Decreto nº1/03 de 10 de Janeiro, e regulamentada pelo Despacho nº14/05 de 5 de Outubro, a CNSLS-GE
Compete à CNLS-GE, entre outras atribuições, coordenar e orientar toda a política de luta, promover o envolvimento dos diferentes parceiros do Governo, mobilizar os recursos necessários e desenvolver acções susceptíveis de melhorar o conhecimento sobre o VIH/SIDA e as Grandes Endemias que assolam o país.