-Esperança da Costa sublinha como linha mestra da actuação da acção governativa o acento tónico na boa governação, no rigor e transparência nos actos públicos
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, destacou a firmeza e determinação do Presidente da República, João Lourenço, nas acções e decisões de Estado destinadas a conduzir Angola ao desenvolvimento sustentável e a uma maior democratização.
Esperança da Costa, que discursava na sexta-feira, 29.12.2023, por ocasião da Cerimónia de Apresentação de Cumprimentos de Fim-de-Ano ao Presidente da República, no Palácio Presidencial, afirmou que o ano que caminha a passos largos para o fim tem sido bastante desafiante a nível económico e tem exigido do Executivo uma continua adopção de medidas corajosas e estruturais, nos domínios da economia e sua diversificação, do ambiente de negócios e do sector social, destinadas a corrigir a dependência ao petróleo.
Para tal, o Executivo incidiu como linha mestra da actuação da acção governativa o acento tónico na boa governação, no rigor e transparência nos actos públicos, no combate à corrupção e impunidade, e no desencadear de acções destinadas a moralizar a sociedade e trabalhar na projecção de uma nova imagem de Angola no mundo.
No que ao desenvolvimento sustentável diz respeito, a Vice-Presidente sublinhou o reforço da capacidade do País em combater os efeitos de fenómenos sobre os quais não tem qualquer culpa e controlo, como as alterações climáticas, os preços das commodities, as guerras comerciais entre as grandes economias mundiais e os desafios apresentados pela actual conjuntura internacional, cujos efeitos são altamente penalizadores para o nosso País.
“É fundamental realçar os avanços que têm sido dados no sector da educação e da saúde sem deixar de parte, naturalmente o significativo sucesso que tem sido o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) que melhora significativamente a vida nos nossos municípios e o Programa Social KWENDA, que visa a protecção social de muitas famílias”, afirmou Esperanca da Costa.
No plano da diplomacia económica, a Vice-Presidente destacou a Visita de Estado do Presidente Joao Lourenco aos EUA, onde manteve um encontro com o homologo norte-americano, Joe Biden, o que permitiu o reforço da parceria estratégica e da cooperação em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Esperança da Costa sublinhou ainda o reforço da cooperação económica e comercial com outros países da região, da Asia, onde se destaca a China, com a Europa e com a América do Sul, com ênfase para cooperação com o Brasil.
“São palpáveis os frutos do Vosso empenho à frente dos destinos do nosso País. Acreditamos, Excelência, que com o esforço de todos nós, independentemente das cores partidárias, da religião professada, da etnia e raça de pertença, construiremos um futuro mais próspero e igualitário, em que possamos caminhar juntos, rumo a uma Angola melhor, inspirando em todas as famílias angolanas o espirito de paz, de amor, fraternidade e solidariedade” referiu.
Para 2024, a Vice-Presidente augurou que seja marcado por novas conquistas e realizações, com o Presidente da República a liderar com coragem, equilíbrio e pragmatismo os processos de construção da Nação, os desafios para o alcance do desenvolvimento sustentável, a luta incessante contra a corrupção e a manutenção da paz no País.