A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, iniciou na manhã desta sexta-feira (06.10.2023) no Município do Cachiungo, cumprindo assim, o terceiro de uma agenda intensa de trabalho, na Província do Huambo.
À chegada, a VPR foi recebida de forma efusiva, com cantares locais e muita alegria manifestada pela população à semelhança do que ocorreu quando chegou na cidade do Huambo.
“Por incumbência do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, estamos aqui para continuar a prestar todo apoio e nos engajarmos na busca de soluções sustentáveis para os problemas que afectam as nossas populações”, disse a VPR numa breve reunião com as autoridades locais, durante a qual, o administrador municipal fez a caracterização sócio-económica do município.
Na ocasião, a VPR sublinhou ser preciso tabalhar juntos para ultrapassar as dificuldades com vista a aproveitar mais o potencial agrícola do Cachiungo.
Na manhã desta sexta-feira, a visita de Esperança da Costa iniciou com uma visita à Missão Evangélica do Dondi (1914). Na Missão do Dondi, hoje elevado a Património Cultural Nacional, está a ser construído o Campus Universitário do Dondi.
A Vice-Presidente da República visitou a infraestrutura financiada pela Presidência da República e cuja execução se encontra na ordem dos 80 por cento. Quando ficar concluída, vai contar com 40 salas de aulas e um universo de 5400 estudantes.
O conceito está voltado para empreendedorismo e inovação, nas áreas agricultura, das artes e ofícios, saúde e Teologia, numa lógica de salvaguarda da formação académica, sustentabilidade, ecologia e inovação.
Acompanham a visita de trabalho ao Huambo, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Tecnologia, Maria do Rosário Bragança, os Secretários de Estado do Ambiente, das Águas, da Agricultura, bem como os Secretários de Estado para Saúde Pública e da Administração do Território.