A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa e o Esposo, António José da Costa Júnior, marcaram presença, no sábado [05.10.2024] na Gala da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário.
Durante o evento, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, assegurou que a Fundação vai manter o compromisso de proporcionar às comunidades ferramentas e conhecimento necessários para que possam melhorar as suas vidas de forma autónoma e sustentável, bem como promover a relação e solidariedade intergeracional. Ao discursar na abertura da 2.ª Gala da Fundação, que contou com a presença do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a Primeira Dama realçou: “a nossa missão é garantir que cada angolano, independentemente da idade, tenha as oportunidades e os recursos necessários para alcançar um futuro melhor e mais independente”.
Ana Dias Lourenço, mentora e presidente da Fundação, afirmou que os projectos desenvolvidos não se limitam a fornecer ajuda imediata. O objectivo, disse, é capacitar as comunidades para que possam tornar-se auto-sustentáveis, transformar vidas e valorizar os mais velhos.
A organização tem a sua identidade fundamentada na valorização das comunidades e acredita na mudança do padrão de vida das mesmas. “Por isso, comprometemo-nos a promover o bem viver nas comunidades de forma sustentável e diferenciada, através do financiamento e implementação de acções concretas adaptadas à realidade, aos desafios do nosso tempo, às necessidades das comunidades, em particular as do meio rural”, esclareceu, Ana Dias Lourenço para quem o sentido da transformação que a instituição almeja já é uma realidade tangível nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cunene e Moxico, tanto em contextos urbanos, como rurais.
A Fundação NGANA ZENZA foi instituída pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, em Fevereiro de 2020 e promove o desenvolvimento comunitário sustentável, solidário, integrado e inclusivo, bem como a cidadania e os valores morais e sociais a nível das comunidades rurais e grupos vulneráveis.