A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, juntou-se, na manhã desta quarta-feira [01.10] à campanha “Outubro Rosa”, como forma de amplificar a mensagem de quão necessário é trabalhar continuamente na prevenção, sensibilização e informação sobre o cancro da mama. Neste sentido, foi feita a aposição do laço cor de rosa à lapela da Vice-Presidente da República pela Dra. Maria Benvinda Rómulo Francisco Vieira Dias, sinalizando a adesão dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República à iniciativa global.
Às funcionárias, dirigimos a mensagem que se segue:
“Mensagem de Sua Excelência, Vice-Presidente da República, Esperança da Costa por ocasião do “Outubro Rosa”
Às funcionárias dos OAVPR,
O Cancro da Mama representa um problema de saúde pública mundial, sendo a doença que mais afecta a mulher, e a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.
Neste mês de reflexão e de solidariedade para com as vítimas de cancro, o meu apelo, dirigido a todas as mulheres angolanas, no geral, e dos OAVPR, em especial, é que procedam regularmente ao diagnóstico precoce.
Para tal, precisamos, neste mês de Outubro, que é dedicado à consciencialização e prevenção do cancro da mama, contribuir para o fortalecimento e amplificação da mensagem sobre o autocuidado, livrando-se de bloqueios culturais e estereótipos instalados.
O “Outubro Rosa” projecta, a cada uma de nós, um claro lembrete de que a prevenção é o caminho para a cura e o diagnóstico precoce, a janela para salvar vidas, propondo-nos, como é habitual, uma reflexão sobre a necessidade de incentivar os exames de rotina, para que seja possível detectar o cancro da mama, na sua fase inicial.
Este ano não podia ser diferente, e é com bastante honra que me junto à iniciativa, apelando que se unam em torno desta causa. E lembrem-se: “A vida é única e bela! A prevenção é o caminho para a cura”.
Luanda, 30 de Setembro de 2025. -
VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ESPERANÇA MARIA EDUARDO FRANCISCO DA COSTA”