Efemérides


Dia Mundial contra o Câncer

Assinala-se esta quarta-feira [04.02.2026] o Dia Mundial de Combate ao Cancro. Instituído em 2000, por meio da Carta de Paris contra o Cancro, a efeméride tem o propósito de elevar o nível de consciencialização e educação sobre a doença e influenciar os governos de todo o mundo para a mobilização da luta contra o cancro. O Dia Mundial de Combate ao Cancro resulta também de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com vista a contrapor a tendência de crescimento da doença, um problema de saúde pública mundial, com graves repercussões sociais e económicas. Essa data visa acabar com a desinformação, aumentar a consciencialização e reduzir o estigma. Várias iniciativas são realizadas no Dia Mundial de Combate ao Cancro para demonstrar solidariedade e dar apoio às pessoas afectadas pela doença degenerativa. Em Angola, o Executivo está focado no aumento da capacidade de diagnóstico e tratamento, incluindo melhorias no Instituto Angolano de Combate ao Cancro (IACC), enquanto é erguido um Hospital Oncológico. As projecções actuais mostram que, quase 50% do fardo mundial do cancro infantil até 2050 será imputado à África. A Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, tem trabalhado activamente na prevenção do cancro, tendo lançado a Campanha Nacional de Vacinação contra o Cancro do Colo do Útero para meninas de 9 a 12 anos. O objectivo é reduzir o impacto desta doença no país e salvar vidas, fortalecendo todas as acções que reforçam o compromisso do sector da saúde, numa estreita colaboração com a UNICEF e demais organizações parceiras.


Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional

Angola celebra esta quarta-feira [04.02.2026] o 65º aniversário do «Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional», ou «4 de Fevereiro». Há 65 anos, cerca de 200 angolanos desencadearam uma série de ataques, em Luanda, destinados a libertar nacionalistas encarcerados pelo regime colonial português. Marco do despertar da consciência dos nacionalistas angolanos, o «4 de Fevereiro» dá início à Luta Armada de Libertação Nacional, que 14 anos depois culminou com a proclamação da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975. Em 1961 já existiam, em África, 17 países independentes. Para manter viva a importância destes factos históricos e transmiti-los às gerações posteriores, reforçar o sentido de patriotismo e os valores da liberdade, paz e solidariedade, a Resolução nº 31/07 de 25 de Abril, do Conselho de Ministros, e o Decreto Presidencial 156/12 de 29 de Junho estabelecem as regras de celebração do «4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional», efeméride elevada à categoria de “Feriado Nacional”. O patriotismo e a determinação dos angolanos, caracterizam os Heróis de 4 de Fevereiro, com destaque para o Executivo que tem vindo a desenvolver acções que visam a melhoria das condições sociais, crescimento e desenvolvimento da economia, inspirando, desta forma, a sociedade na busca de soluções para a resolução dos problemas do país. A data simboliza a coragem e a determinação do povo angolano na luta pela autodeterminação, honrando os heróis que sacrificaram as suas vidas pela soberania nacional.


Dia Internacional da Educação

Assinala-se este sábado [24.01.2026] o Dia Internacional da Educação, criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018. O objectivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação, enquanto meio para a mobilidade social dos cidadãos, quebrar ociclos de pobreza e promover a inovação e o desenvolvimento social. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adoptada em Setembro de 2015, vê na educação um pilar essencial para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida. O Dia Internacional da Educação em Angola é assinalado sob o lema "Educar para inovar, conectar para transformar", concentrando-se no impacto das TICs, na alfabetização e modernização do ensino para o desenvolvimento socioeconómico, envolvendo o uso de tecnologias para educação a distância, projectos de alfabetização e melhoria da saúde escolar. O Executivo angolano reforça os programas de "segunda oportunidade" e projectos de alfabetização, no quadro do cumprimento das metas da Agenda 2063 e da ONU 2030 sobre a qualidade do ensino e do desenvolvimento da primeira infância.