Uma delegação dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) visitou, na manhã de terça-feira [05.08.2025] as instalações do Parque Tecnológico da Huawei, localizado no Talatona, Luanda, destinado a formar mais talentos nacionais na área de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e acelerar a digitalização em Angola.
Com a presença do Director adjunto do Gabinete da VPR, Luís Rangel, do Assessor Jurídico, Domingos Econgo, da Assessora Social, Elsa Barber, do Consultor da VPR, Gabriel Miguel, de Directores, Chefes de Departamento e técnicos, a visita, guiada pela responsável de conteúdos da Huawei, Violeta Amaro, começou pela Sala de Formação 1 (área das TICs | transmissão), prosseguiu com passagem pelas salas de formação 2 e 3, pelo Laboratório de Tecnologias do Parque (Angola ICT Lab), e pela sala de exibições, onde está instalado o Data Center e todas as soluções sobre energia digital, sistema fotovoltaico inteligente, Parque Inteligente, Cidade Inteligente, Centro de Operação Inteligente, bem como as soluções de Protecção de Banco de Dados com seis camadas e soluções de Internet 5G.
Angola digital e inclusiva
Numa altura em que Angola procura alcançar a diversificação económica, e ser digital, inclusiva e sustentável, os representantes do Parque Tecnológico da Huawei reiteraram, numa breve reunião com a Delegação dos OAVPR, realizada após a visita, “a disponibilidade para fazer parte de todo o processo de desenvolvimento de Angola”, principalmente no processo de inclusão digital e desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, o Director adjunto de Gabinete da VPR, Luís Rangel, ao tomar a palavra, revelou-se impressionado com tudo quanto tinha visto, fruto da visita, tendo aproveitado a ocasião para falar da área social, área em que os OAVPR fazem um acompanhamento privilegiado. No âmbito da responsabilidade social da Huawei, procurou saber se não haverá possibilidades de, por exemplo, “equipar salas/ laboratórios com computadores, visando continuar a trabalhar no reforço do empoderamento das raparigas”.
Hub tecnológico na África Subsaaariana
O parque tecnológico inaugurado a 14 de Novembro de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, ficou orçado em mais de 60 milhões de dólares e ocupa uma área de 32 mil metros quadrados. É o terceiro em África, depois do Egipto e da África do Sul. O Parque Tecnológico da Huawei em Angola atende as Repúblicas de São Tomé e Príncipe e Moçambique.
A Huawei prevê capacitar dez mil jovens até 2027. Deste número, já foram formados três mil jovens, de forma gratuita, nas áreas tecnológicas, digital, de inovação e de telecomunicações, bem como docentes de cursos técnicos e tecnológicos. Actualmente, o Parque conta com mais de 300 empregos directos, 5 mil indirectos e prevê formar nos próximos cinco anos 15 mil jovens em TICs e atribuir com certificado Huawei mais de 800 jovens. “Não estamos para sair. Estamos para ficar”, realçou o representante do Parque Tecnológico. A iniciativa do construção do parque tecnológico da Huawei em Angola resulta da necessidade do reforço e ampliação da parceria existente entre a Huawei e o Governo angolano, por via do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.