A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve esta sexta-feira [27.02.2026], em Luanda, um encontro de cortesia com representantes de organizações internacionais parceiras da Organização da Mulher Angolana (OMA), que se encontram no país para participar no 8.° Congresso da organização feminina do MPLA, que se realiza amanhã, sábado [28.02.2026].
Durante o encontro, Esperança da Costa e as representantes das organizações parceiras da OMA trocaram impressões sobre as melhores estratégias a adoptar para o alcance do progresso e bem-estar da mulher e das famílias.
Os desafios que as mulheres ainda enfrentam, com destaque para a educação, dos principais obstáculos em várias regiões de África, onde persistem limitações no acesso das raparigas à escola, o que compromete a sua emancipação e empoderamento, foram igualmente abordados no encontro.
Participaram do encontro delegações representantes de países da SADC e da Lusofonia, com as quais a OMA mantém relações de afinidade histórica, além de outras parceiras empenhadas na promoção e defesa dos direitos da mulher. Com destaque para, entre outras, representantes da Organização da Mulher de Cabo Verde (OMCV), do Movimento Democrático das Mulheres em Portugal, da Liga das Mulheres do Zimbabwe, e da organização feminina da República Democrática do Congo.