Angola celebra este sábado [04.04.2026] o seu 24º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional.
A 4 de Abril de 2002, os angolanos decidiram pôr fim a uma longa guerra civil que havia perdurado de 1975 a 2002. Neste periodo, milhares de vidas humanas foram ceifadas e a destruição do País foi indisfarçável, ríspida e dura. Mas, em 2002, foram assinados os acordos de paz entre o Governo do MPLA e a UNITA, as duas formações políticas que mais influências tinham e continuam a ter no País.
Após ter vivido décadas da sua história em guerra – de 1961 a 1974 contra o poder colonial português e a partir de 1975 uma guerra fratricida -, os angolanos lograram em 2002 o calar das armas e o início de um processo de reconciliação nacional, buscando incessantemente a consolidação da paz, do desenvolvimento e da reconstrução nacional.
Muitos avanços foram dados, mas o caminho é ainda longo. A aposta do Executivo tem passado pelo alcance do bem-estar geral e a salvaguarda da dignidade da pessoa humana.
Devido ao engajamento do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, para a pacificação no continente, o dia 4 de Abril de 2002, é considerado o segundo maior ganho do País depois da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975,
É neste contexto, que os anglanos e todos aqueles que escolheram viver no país são incentivados à preservação deste ganho, que perpassa ideologias e cores partidárias, crenças religiosas, género e origem.
Este ano, Angola celebra o dia da Paz e da Reconciliação Nacional com uma Conferência Internacional que se realiza sob o lema “Pelo Desenvolvimento Económico e Bem-Estar dos Angolanos, Juntos de Mãos Dadas”.