• Encontros com comunidade angolana nos EUA, família Tucker e responsável da ICCF dominam agenda da VPR em Washington


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve no domingo [26.10.2025], em Washington D.C., um encontro com a comunidade angolana residente nos Estados Unidos da América, no quadro do fortalecimento das relações entre Angola e a diáspora.

    Ao intervir no encontro, realizado durante uma recepção oficial oferecida pelo Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, na residência oficial, em Maryland, Esperança da Costa destacou que a presidência de Angola na União Africana está orientada para o reforço da paz, da integração regional e do desenvolvimento económico e sustentável.

    A Vice-Presidente referiu que, no exercício da presidência rotativa da União Africana, privilegia uma abordagem orientada para o aproveitamento do potencial humano africano, sublinhando que mais de 60 por cento da população do continente é jovem. Esta realidade, sublinhou a Vice-Presidente, impõe a necessidade de se investir na capacitação dos jovens, dotando-os de competências tecnológicas e conhecimento em inteligência artificial, de modo a transformá-los num verdadeiro motor de desenvolvimento para África.

    Referindo-se às actuais tensões geopolíticas, guerras e crises humanitárias, a Vice-Presidente sublinhou que tais situações não contribuem para o progresso global, apelando à cooperação e à conjugação de esforços entre as nações, com vista a garantir a paz, ajustiça social, a equidade de género, a conservação da natureza e o combate à pobreza.

    Esperança da Costa considerou ainda que a Cimeira EUA-África, realizada em Luanda, em Junho, serviu de impulso para o fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos, destacando o incremento das parcerias comerciais e o estimulo à aproximação entre investidores.

    Família Tucker e ICCF

    Esperança da Costa recebeu em audiência membros da família Tucker, com quem falou do valor da identidade, da cultura, do respeito das nossas origens e da ancestralidade. Ainda no mesmo dia, a Vice-Presidente da República manteve um encontro com Susan Lysli, representante da Direcção Executiva da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), que transmitiu a Esperança da Costa a intenção de os parceiros da ICCF deslocarem-se a Luanda para avaliar como podem apoiar o Executivo angolano no seu plano de conservação do território nacional, e reforçar os laços de cooperação entre Angola e instituições internacionais na área ambiental.

    A Vice-Presidente da República encontra-se em Washington D.C. para participar amanhã na Gala Anual da lntemational Conservation Caucus Foundation (ICCF), evento que reúne líderes mundiais comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.