A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse esta segunda-feira [21.07.2025], em Luanda, que o Executivo prevê, nos próximos anos, no âmbito do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), a construção no país de cerca de 55 novas escolas.
Em declarações à imprensa , no final de uma visita de constatação do estado das obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento de algumas escolas da capital, destacou, sem entrar em pormenores, que a educação é o pilar e o motor fundamental para o desenvolvimento do país.
Angola quer um desenvolvimento cada vez mais inclusivo, sustentável e com prosperidade para todos os angolanos, afirmou a Vice-Presidente, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso do Executivo de reforçar a capacidade institucional das escolas, de forma a ter cada vez mais um ensino de melhor qualidade.
A Vice-Presidente da República salientou que a responsabilidade deve ser também das famílias, da população e da sociedade em geral. Por outro lado, anunciou para o próximo ano lectivo (2025/2026) a entrada em funcionamento de duas escolas do primeiro e segundo ciclo, igualmente no âmbito do PAT II.
Esperança da Costa revelou que a escola do Município do Rangel, denominada 1530, está terminada e as aulas arrancarão este ano, assim como na escola 1536, ex-147,no Município do Sambizanga , depois de receberem obras de requalificação e ampliação, de reforço dos laboratórios e na melhoria da prática desportiva.
A Vice-Presidente da República apelou à participação de todos na gestão das instalações, com destaque para as áreas sanitárias, para manter a escola com a qualidade desejada, e pediu à sociedade para intervir cada vez mais nas questões da educação, do comportamento, do civismo, da ética e da moral de toda a população.
Fonte: Angop