A abertura de uma torneira terça-feira [10.02.2026], no bairro Kindenuko, arredores da cidade do Uíge, pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, simbolizou a entrega das primeiras ligações de água domiciliares na região.
O gesto enquadrou-se no projecto de expansão da rede de distribuição deste líquido à população da região, lançado no final de 2025, que prevê 15 mil ligações domiciliares, numa extensão de 100 quilómetros.
Na ocasião, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, apelou ao consumo racional da água e evitarem-se desperdícios, criando charcos de água e, consequentemente, várias doenças.
Para a PCA da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge, o acto proporcionado pela Vice-Presidente da República marca a entrega das primeiras 140 ligações e um gesto crucial para a conclusão do projecto.
Emília Fernandes informou que até ao dia 20 de Março do corrente ano, serão efectuadas mais 1.260 ligações domiciliares no bairro Kindenuco e cerca de 800 no Kassangano. O projecto será concluído em 2027 e vai beneficiar mais de 100 mil pessoas em toda a região.
Para além do projecto das 15 mil ligações, estará em curso, nos próximos meses, um projecto destinado a melhorar a operacionalidade dos dois sistemas de abastecimento de água da cidade. O projecto inclui ainda a reabilitação de alguns troços da rede de distribuição em bairros cujas infra-estruturas foram construídas entre 2013 e 2017.