A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou durante uma audiência concedida na terça-feira [16.12.2023] ao rei Mwene Mbandu V, questões ligadas à reabilitação das vias de acesso entre Lumbala Nguimbo e Luena, e à situação da juventude na província do Moxico.
Durante o encontro, a autoridade tradicional do povo Mbunda afirmou que a população do Moxico enfrenta dificuldades no escoamento dos produtos agrícolas, em virtude do mau estado das vias de acesso.
No que se refere à situação dos jovens da província, Mwene Mbandu V sugeriu a implementação de programas de ensino e formação que contribuam para o afastamento de vícios como o consumo excessivo de álcool e outras práticas nocivas, com vista à sua integração no processo de desenvolvimento local e nacional. Manifestou ainda à Vice-Presidente da República o desejo de ver a língua Mbunda integrada na grelha de programação da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional de Angola (RNA).
Mwene Mbandu V referiu que Esperança da Costa assegurou que algumas das preocupações apresentadas, sobretudo as relacionadas com as vias de acesso, constam do Programa do Governo. “O problema prende-se com as limitações orçamentais, mas, ainda assim, no próximo ano, a Vice-Presidente garantiu que, em coordenação com o Ministro das Obras Públicas, haverá trabalho no sentido da aprovação do orçamento, à semelhança do que se fez no troço Cazombo- Luau, para depois estender a intervenção ao Moxico, facilitando a mobilidade da população”, explicou.
O Rei Mwene Mbandu V foi entronizado em Setembro de 2025, na vila de Lumbala Nguimbo, após um período de vacatura do trono. Desde a sua ascensão, tem defendido a unidade da população e o reforço da cooperação com o Estado angolano como prioridades do seu reinado.