A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, chegou, na tarde deste sábado, à Washington DC, Estados Unidos de América, para uma visita de Trabalho, que se estende até ao próximo dia 29 de Outubro de 2025.
A missão da Vice-Presidente da República se circunscreve, no essencial, na participação, em nome do país, na Gala Anual da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), um dos fóruns internacionais mais relevantes em matéria de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A Gala congrega Chefes de Estado, membros do Congresso norte-americano, líderes empresariais e fundações internacionais, o que permite o reforço das relações bilaterais Angola–EUA nos domínios ambiental, académico, social e científico, promovendo parcerias institucionais, consolidando a diplomacia ambiental e afirmando o papel da liderança feminina angolana no cenário internacional.
Os eixos centrais da missão abrangem a diplomacia ambiental, ciência e inovação, saúde e inclusão social, empoderamento da mulher e juventude, e a projecção internacional de Angola. A missão reafirma o comprometimento de Angola com uma diplomacia activa, moderna e sustentável, posicionando-se como parceiro de excelência dos Estados Unidos da América.
Para hoje, domingo, a Vice-Presidente da República vai a uma recepção Oficial oferecida pelo Embaixador Agostinho Van-Dúnem e Esposa, onde participam entidades públicas e privadas, membros da comunidade angolana e do corpo diplomático acreditado em Washington.
Antes, a Vice-Presidente da República recebe em audiência membros da família Tucker, funcionários angolanos nas instituições internacionais (Banco Mundial e FMI) e a Embaixadora Rama Yama, directora para África do Atlantic Council, um dos mais prestigiados Think Thanks, nos EUA.